27/05/2016

Desafio Lolita dos 30 dias - Dia 4


 Dia 4 - 10 comidas diferentes que você gosta

1- Torta. Quem me conhece sabe que eu amo torta, de qualquer sabor, tipo, tamanho. São a parte mais divertida de um aniversário, eu aguento a cara de paisagem a festa toda só pra pegar aqueles 5 pratinhos de torta cheia de glacê. Se eu vou a um café, obrigatoriamente como torta. Sempre. As vezes pego duas fatias se fico muito em dúvida quanto a qual sabor escolher. Minhas favoritas são: Torta de frutas ( preferencialmente abacaxi, kiwi, pêssego e morango), Marta Rocha, Cheesecake. 

     
 O cheesecake eu que fiz!


2- Macaron. Não estou listando porque é hype não, essa porra é boa pra caralho. A partir deste ponto vocês irão me achar metida, porém macarons franceses são os melhores do mundo. Brasileiro tem tendência a fazer tudo muito doce e de sabores enjoativos. Macarons parisienses são simplesmente perfeitos, o açúcar é na medida certa, os aromas têm uma fineza inconfundível. Meu preferido é o de café. Tenho uma prima muito idosa (mais de 90 anos) que é um amor de velhinha, nas poucas vezes que fui a casa dela ela me comprou caixas de macaron de café. Que amor. Saudades. 
Eu amo o café porém outros sabores incríveis são pistache, amora e chocolate. Cheguei a experimentar rosa e lavanda mas achei ruim. 

Georges Larnicol vende macarons a preços acessíveis e são deliciosos. Segundo a etiqueta, são os melhores da França, mas daí já não sei. A fila de asiático na Ladurée não me deixou fazer o comparativo.


3- Crêpes. Eu adoro crepe de praia, mas agora não estou falando desses. Inclusive, os da praia são "os" crepes, aqui são "as". Crêpe é o doce tradicional da minha casa. Aqui nunca teve torta de bolacha ou brigadeiro de panela, o que meus pais faziam na hora do lanche (na minha casa sempre foi "o goutêr") eram as crêpes. Claro que na minha casa o recheio é mais tradicional, como açúcar com limão ou geléia, mas eu gosto mesmo é daquela voadora de glicose. A crepe mocha foi uma coisa que comi uma vez só ao vistar meus avós e estou listando ela aqui, pra vocês terem noção de como era boa. É crêpe de café com chocolate e sorvete. Na região onde eles moram (Bretanha) as crêpes são o prato tradicional e tem a versão salgada delas, as chamadas galettes, que são feitas com trigo sarraceno. A bebida que acompanha é o cidra. Em Paris temos a maravilhosa Princesse Crêpe, que é a creperie da Baby (sim, e tem usakumyas lá dentro). Eu esqueci de ir quando viajei ano passado (sim, é verdade), só lembrei 10 dias depois de ter voltado de viagem. Confesso que quando me dei conta, chorei de desgosto por tal lapso de memória e agora estou juntando dinheiro pra ir reto pra lá ao sair do aeroporto. Ainda não consegui me perdoar e fiquei triste lembrando disso. ):





4- Paris brest. Esse doce foi criado para comemorar um evento de ciclismo que passava pela duas cidades (Paris todo mundo sabe o que é, Brest é uma cidade da Bretanha), por isso ele é redondinho que é pra remeter a uma roda de bicicleta. É feito com pate a choux (em tradução literal, massa de repolho -mas não é repolho não) e recheado com creme de amêndoa. Comi na casa dos meus avós, mas lembro que ele estava um pouco passado e seco e ainda assim merece a posição 4 na lista. Pra vcs verem como era bom.



5- Religieuse/Éclair.
Coloquei junto porque são basicamente a mesma coisa. Um é comprido e outro bolotudo. São feitos com a mesma massa do Paris Brest e recheados de chocolate, café ou creme. A religieuse foi inventada na cozinha da Catarina de Medici e é um tipo de Éclair. Esse último é nomeado assim (éclair = relâmpago) porque se come bem rapidão. 



6- Quindim. Amo, faço fôrmas e como todos sozinha. Apesar da quantidade de ovo, não acho enjoativo e é bem fácil de fazer, só não muito prático por causa das claras que sobram (eu tento fazer Angel Food cake com elas depois mas nunca dá certo). 



7- Tabule. Tabule é um prato libanês feito com cuscuz, tomate, cebola e menta. É um prato que se come no verão por ser frio. No tabule o que eu gosto mesmo é o cuscuz. Nossa.


8- Frango a Kung Pao. Essa maravilha da cozinha oriental eu descobri esse ano quando algum bicho asiático picou meu pai e deu nele a vontade de fazer comida chinesa o tempo todo. É basicamente um frango marinado com temperos tradicionais tipo shoyu, saquê e pimenta, mas o diferencial está no amendoim que você coloca. É acompanhado de arroz sem sal, que apesar de parecer horrível, fica maravilhoso nessa receita. Não é como qualquer frango com shoyu, tem algo de diferente (além do amendoim) mas não sei explicar o que, só comendo pra saber. As vezes eu coloco yakissoba no frango, recomendo. 

Acho melhor sem pimentão.


9- Batata frita. Melhor comida do mundo, nem preciso fazer comentários porque todo mundo conhece e ama. Particularmente adoro as do Mc Donald's e do Brechó do Futebol, um lugar que eu jamais frequentaria se não tivesse a melhor batata com queijo da cidade. 

Eu sei que você leva 9 meses pra começar a mofar mas eu te amo mesmo assim.

10 - Pizza. Dispensa comentários também. Adoro a de lombo com abacaxi e a de rúcula (eu tiro o tomate seco).

  
Maravilhosa porém incompreendida.

Fim da lista de hoje, 1 bjo.