26/05/2016

Desafio Lolita de 30 dias - Dia 3


Dia 3 - 10 coisas que odeio em lolita

1- O preço. Decididamente esse é o fator mais odiado na moda, lolita é um hobby absurdamente caro. Um vestido custa, em média, 300 reais. Um sapato, 100. Uma peruca, 50. Cada outfit meu equivale a 1 mês de aluguel e juntar esse dinheiro todo não é fácil (e estamos falando de réplicas). Frete e taxas também não ajudam muito. Ajuda, Luciano.

O preço é from hell mesmo.


2- "Lolitas". Sejamos francos: a quantidade de gente que usa roupas nada a ver na cena e chama de lolita é grande. Não sou do tipo ruller-whore que acha que o out só tá completo com a tríade camisa-vestido-sapato. Muitas coisas offbrand se adequam perfeitamente a um outfit lolita MAS vamos com calma. 



Não é porque o vestido tem renda e lacinho que é um vestido lolita. Não é porque a camisa tem a manga mais ou menos bufante que fica bem num outfit lolita (vou reeprender a mim mesma nesse aspecto pois quando iniciei lolita eu usava uma dessas. Mural da verguenza pra mim). E, pelo amor da santa Misako, não é qualquer tecido que fica bem em lolita, inclusive quase nenhum tecido brasileiro dá pra inserir num out e sair bom. Tecidos de doces aqui no BR vão muito mais pro lado da 'toalha de mesa de cores berrantes' que do 'jsk de doces'.  

A modelagem comporta uma anágua, porém isso basta pra ser considerado lolita? Fica o questionamento.

"O que se enquadra em lolita?" tá no mesmo grau de dificuldade de "O que é arte?". Não tenho a voz pra ditar o que é ou não lolita, só posso falar por mim mesma e digo que a falta de bom gosto e conhecimento da moda agride minha visão cada dia mais um pouquinho. 

3- Brandwhore. Feliz é quem pode comprar tudo de original. Sei que a Angelic Pretty não deve ficar nada contente com tanta loja vendendo réplica e comprar de lá é um jeito de apoiar essa marca que a gente ama. São escolhas de vida que a gente faz: eu escolhi não gastar o equivalente a uma passagem para a Europa em roupa. Tem muita guria do BR que procura comprar só brand e são muito felizes com suas burandos, fazendo outfits lacradores, sem precisarem desmerecer ninguém. Mas pessoas da cena brasileira e muita lolita gringa olham com nojinho para os pobres reles mortais que só conseguem comprar réplicas e bodyline (eu particularmente não gosto da BL mas não jogo-a pro canto escuro do "não-lolita". É lolita sim, não enche o saco). Achar que somos menos lolita por termos esses "subprodutos" é ridiculamente esnobe e só demonstra uma pobreza de espírito que burando nenhuma vai resolver. Se até a Victoria Suzanne e a Milkyfawn compram réplicas, quem é o resto do mundo pra achar que pode julgar?

Mas confesso que eu queria esses anéis.


4- Assédio. O Animextreme mais uma vez demonstrou como tem guri retardado no mundo. Os caras chegam em você te apertando e puxando o braço, falando pros outros "Olha como ela é fofa! Tira uma foto com ela!!!". Primeiramente, não te dei permissão; segundamente, não fale com os outros sobre mim ESTANDO AO MEU LADO como se eu não estivesse presente; Terceiramente, get a life. Lolita não confere um status de objeto pra quem usa, ninguém aqui é macaco de circo pra ser tratado como atração. E, uma coisa que me irrita em níveis astronômicos, são as pessoas falando contigo como se você fosse um bebê. Uma peruca, apesar de apertar pra cacete a cabeça, até onde sei não confere retardo mental. A esses, uma pisada no pé bem forte proveniente de um Rocking Horse:

E vão se foderem.


5- Burando WTF. Caramba, dava pra fazer uma postagem só de coisa feia que brand consegue fazer. 

                 

Que merda é essa? Olha esse bonnet,velho! A única situação em que eu acho passível usá-lo é pra combustível de fogueira. Como alguém tem coragem de pagar por esses itens eu nunca vou saber. Não queria nem de graça.

6- Metamorphose, MmM, Putumayo, Bodyline. A Meta faz as prints mais feias que meus olhos já tiveram o desprazer de ver. Vou abrir um parênteses especial pra essa coisa horrível aqui:

Essa print é tão feia, mas tão feia, que uma amiga tentou ajeitar as cores no photoshop e ela nem de longe ficou aceitável.

Não fou muito fã de gothic, então acho a MmM e a Putumayo super sem graça. Algumas coisas até são legalzinhas, mas dá pra contar nos dedos (de uma só mão). O caso da BL já mencionei por aqui (materiais ruins e prints feias ou sem graça). É mais desgosto que ódio.



7- Falta de cuidado com cabelo e maquiagem. Essa tirei do blog da Ichigo, que sintetizou muito bem o que eu penso na frase: "de que adianta investir R$ 300 num oufit, ter acessórios impecáveis e estragar tudo com um cabelo sem graça e olheiras de panda?". Se maquiar e fazer penteados demora e é difícil, mas vai valer a pena se for completar o outfit ao invés de ofuscar o que é bonito. Se o seu cabelo acordou ruim, a tinta não foi retocada, o corte deu errado, é só tapar tudo com uma peruca e voilá. 

8- Sem anágua/Anágua murcha. Seu outfit pode estar coordenado da maneira mais linda que a comunidade lolita já viu, se você estiver sem anágua ou com uma que já morreu faz tempo, todo outfit vai parecer tão murcho quanto ela. Nada mais triste que um vestido lindo sem um mínimo de volume. No quesito importância, anágua anda de mãos dadas com vestido. Não dá pra existir um sem o outro.

9- Pobreza de acessórios. Não sei se é coisa de quem é do OTT, mas a falta de acessórios me incomoda muito. Um anelzinho só e uma pulseira fininha não fazem quase nenhuma fodendo diferença entre isso e nada. Dá pra ser mais criativo quando se trata de acessórios, se vai usar pouca coisa, que pelo menos seja bem pensada e coordenada. 

10- Gente que mistura lolita com cosplay. Não existe, repito, NÃO EXISTE coordenação entre lolita e cosplay. Quer ser neko faz cosplay de neko, não lolita-neko. Cosplay de personagem de anime usando lolita não é lolita. 

Just don't.

Eventos de anime são um antro de "cosplay lolita". As meninas compram aqueles vestidos 'lolita' baratos do aliexpress, colocam headdress que nem são mais usados e combinam tudo com um allstar ou uma sapatilha qualquer (a cereja desse bolo que a gente chama de ita). Não dá pra mesclar lolita com qualquer coisa e esperar que fique bom. 
"Mas eu adoro pokémon, não posso ser lolita-pokémon?". Se você não quer passar vergonha, não pode.

Fim do post galera bjão